Exercício x depressão, ansiedade e estresse
28 de agosto de 2023Como vai meu coração?
Como vai meu coração?
Hábitos saudáveis são fundamentais.
Só em 2022, mais de 380 000 brasileiros perderam a vida por conta de doenças cardiovasculares.¹ Trata-se da principal causa de mortes no mundo² e, atualmente, uma em cada dez pessoas tem, pelo menos, um problema no coração, como aponta a pesquisa O Valor da Saúde, encomendada pela Abbott, em 2021.
De acordo com o dr. Marcus Bolivar Malachias, cardiologista e governador do Capítulo Brasil do American College of Cardiology, 1100 pessoas morrem de infarto no Brasil por dia, o que representa um óbito a cada 90 segundos. Segundo ele, porém, muitas dessas fatalidades poderiam ser evitadas ou ao menos postergadas com medidas simples de prevenção.
Os fatores de risco das doenças cardiovasculares, como conta o especialista, são hipertensão arterial (que acomete de 20% a 40% da população brasileira), colesterol alto (20%), diabetes (10%), tabagismo (12%), hereditariedade, obesidade (20%), estresse e sedentarismo.
Muitos desses fatores de risco sequer apresentam sintomas, mas precisam ser diagnosticados e tratados o mais rápido possível. Uma boa avaliação clínica é a parte mais importante do diagnóstico.
Manter uma vida ativa e ter uma alimentação saudável fazem grande diferença. O ideal é fazer pelo menos 30 minutos de exercícios, cinco vezes na semana, totalizando 150 minutos, e fazer escolhas saudáveis na hora de comer. Segundo o especialista, aquele que seria o prato típico brasileiro: arroz, feijão, salada e proteína já estaria ótimo. Mas a população está consumindo cada vez mais alimentos ultraprocessados, o que pode ser considerado um problema.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cardiologia. Cardiômetro – Mortes por Doenças Cardiovasculares no Brasil. 2022. Disponível em: https://www.cardiometro.com.br/.
OPAS. Doenças Cardiovasculares. Dia Mundial do Coração 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/campanhas/dia-mundial-do-coracao-2021.