
Dieta saudável
30 de agosto de 2023
Benefícios do arroz integral
30 de agosto de 2023Vegetarianismo
Vegetarianismo
Você sabia que 97% do farelo de soja e 60% do milho produzidos globalmente não são utilizados para consumo humano, mas para virar ração para a produção de animais em um mundo em que as pessoas passam fome e em que há tanto desperdício?
Em 2018, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) estimou que cerca de 30 milhões de brasileiros seriam vegetarianos e 7 milhões seriam veganos, o que representaria uma média de 33% da população.
A atividade pecuária utiliza cerca de 80% das terras cultiváveis do nosso planeta para produzir apenas 18% das calorias ingeridas globalmente. Ou seja, produzimos para que os animais consumam muito mais calorias e nutrientes do que as que eles fornecem sob a forma de carnes e derivados à população. Não seria melhor produzir para alimentar diretamente a população e poupar todos esses recursos naturais?
Ao optar por essa dieta no entanto, é muito importante prestar atenção em alguns nutrientes que não podem faltar para manter a saúde em dia como as proteínas o ferro e o zinco.
Proteína: Sem a carne, é preciso reforçar o consumo de ovos, leite e derivados. Para os veganos, que não consomem nenhum alimento de origem animal, a atenção deve ser maior ainda. Alimentos a base de soja ou outras leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico, frutas oleaginosas como castanha-do-pará e os cereais integrais tem que estar presentes constantemente.
Ferro: É facilmente absorvido quando vem das carnes, mas o efeito é igual se associarmos vegetais com ferro às frutas cítricas. Para evitar anemias, devemos associar numa mesma refeição o ferro das leguminosas (feijões, grão de bico, ervilha, lentilha) à vitamina C da goiaba, laranja, kiwi, morango, caju, tomate, acerola e limão. No entanto deve-se evitar o consumo de café, chá mate e preto, leite e derivados nessa mesma refeição pois eles prejudicam a absorção desse mineral.
Zinco: O zinco da carne bovina também deve ser substituído pelo encontrado nos cereais integrais, feijões, leguminosas e sementes de girassol, linhaça e gergelim.
Leia também

